quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Enchentes 2008: 100 dias após catástrofe, 98% do sistema coletivo urbano já está normalizado

Em novembro de 2008, Blumenau vivia a maior catástrofe natural de sua história. Passados 100 dias das cheias e deslizamentos, o Seterb – Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte -, já normalizou 98% do sistema coletivo urbano do município. A partir da manhã desta quarta-feira (25), a linha 511 – Santa Fé, bairro Ponta Aguda, voltou a atender a comunidade.

Hoje, apenas a linha 510 – Oscar Buerger, bairro Valparaiso, não está operando, que permanece com bloqueio para o acesso de ônibus. Em outros 15 trajetos, o transporte coletivo trabalha com restrições, devido a problemas em ruas que foram danificadas pela catástrofe. É o caso do itinerário 607 – Nova Esperança. Para atender a comunidade, foram implantados dois roteiros, permitindo o acesso aos terminais Fortaleza e Fonte.

Conforme o Diretor de Transportes do Seterb, Isaias Isidoro, a preocupação do governo municipal é com a segurança dos usuários. “Precisamos sempre afastar os trabalhadores do sistema e passageiros de qualquer fator que apresente risco”, complementa. O serviço de avaliação de risco é feito por técnicos do Seterb e Consórcio Siga.

O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte, juntamente com a Prefeitura de Blumenau vem trabalhando diuturnamente para reconstruir o município. Simultaneamente com a recuperação das ruas da cidade, as linhas de ônibus voltam a operar normalmente.

Transporte Coletivo: para atender os 2.656.497 usuários do transporte coletivo mensalmente, Blumenau conta 1.201 trabalhadores, 258 ônibus e 97 diferentes percursos. O que representa 10.907 viagens por semana (não incluindo linhas Trabalhador e Executivos – Vermelhinho), 5.398 viagens nos dias úteis, 3.264 aos sábados, 2.245 nos domingos e feriados. O sistema coletivo urbano do município percorre uma média mensal de 1.455.952 km. O índice de passageiros equivalente por quilômetro percorrido (IPKe) é de 1,825.

Repórter: Tarciso Souza (site da Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário