quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Programa "Começar de novo": Egressos na Reconstrução

Recebi por email, e como gostei, repartilho com vocês:seg

A campanha do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal sob o tema “Começar de Novo”, que visa apoiar a reintegração social de egressos do sistema carcerário, foi citada pelo vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB). Ele quer que Blumenau se incorpore à proposta, oportunizando a ex-presidiários possibilidades de trabalho na recuperação da cidade.

“A proposta é que Blumenau possa criar uma política pública de reintegração social dos egressos para que recebam uma segunda chance, uma oportunidade de vida”, esclareceu Napoleão. A proposta do vereador envolve um trabalho conjunto entre Município, Estado, Judiciário, Ministério Público, Conselho da Comunidade, a OAB e a Pastoral Carcerária.

“São oportunidades de vida para essas pessoas, para suas famílias e de ver reduzidos os índices de criminalidade”, disse o tucano, acentuando que apenas de 3% a 5% dos egressos que recebem uma oportunidade voltam a reincidir, enquanto entre os que não têm uma oportunidade, o índice oscila de 80% a 85%. Napoleão defende que os egressos possam trabalhar na recuperação da cidade, já que um dos problemas econtrados nas obras e serviços públicos é a falta de candidatos aos postos de trabalho.

"A proposta vai ao encontro das disposições da Constituição e da Lei de Execução Penal. São pessoas que erraram, mas cumpriram suas penas e agora têm o direito de recomeçar. Para isso se faz necessária uma política pública de oportunidades de trabalho associada à requalificação profissional", finalizou.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Gabinete do Vereador Napoleão Bernardes

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário