sábado, 28 de fevereiro de 2009

No embalo do blues


O bom e envolvente blues estadunidense desembarca em Blumenau na próxima quarta-feira (4), no Espaço Blumenau Moda e Gastronomia - rua Itajaí, 3.003, no bairro Vorstadt. A partir das 21h, o inconfundível James Wheeler, de Chicago, sobe ao palco para abrir o Tarpan Toyota Blues Fest, evento que promete embalar o público com no velho e tradicional som dos negros dos Estados Unidos.

Acompanhado da banda Smokin’ Blues, de Blumenau, o guitarrista, um dos maiores representantes do gênero musical, se apresenta por duas horas. Pela primeira vez na cidade, o show de Wheeler integra o projeto Blues do Espaço Blumenau que, desde junho de 2008, traz grandes nomes do blues internacional para a cidade. No ano passado, se apresentaram no evento cultural Nuno Mindelis, Igor Prado, Eddie Campbell e Lynwood Slim, todos dos Estados Unidos.

O show de James Wheeler dá início às grandes apresentações de blues que o Espaço Blumenau promete realizar mensalmente na cidade. “Já temos agendado para final de março e início de abril o show do gaitista argentino Nicolas Smoljan e outros nomes do blues internacional vão se apresentar”, promete Thiago Krieck, músico e organizador do evento, lembrando que as edições anteriores, realizadas no Expresso Choperia e no Bela Vista Country Club, reuniram 600 pessoas por show. “Esses shows foram realizados em outras casa por que o Espaco Blumenau estava em obras”, explica.

O músico

James Wheeler é desses músicos que passou a vida acompanhando outros, por trás das luzes, por trás da fama. Foi só aos 40 anos que resolveu encarar a carreira como guitarrista solo.

Nascido em Albany, Geórgia, em agosto de 1937, não seguiu o caminho comum dos jovens daqueles tempos, escutar blues e tocar a guitarra. Sua música favorita era a das big bands como a de Joe Staford, Glenn Miller e Duke Ellington. “Sempre digo que comecei escutando os caras mais difíceis, Louis Jordan era meu favorito. Foi meu ídolo por muito tempo”, diz.

A virada para o blues se deu por influência do irmão Golden, que era músico de blues. Depois fez amizade com Little Walter e começou a tocar harmônica. Em 1963, formou a banda The Jaguars. Durante os 10 anos seguintes, Wheeler tocou com grandes bluesmen como Mckinley Mitchell, B. B. King, Millie Jackson, Otis Clay e O. V. Wright.

Wheeler é um dos segredos mais bem guardados do Chicago Blues.

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário