quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Presídio de Blumenau solta detento errado

Agentes prisionais teriam trocado as pastas com dados dos presos, que têm nomes parecidos

As denúncias, fugas e agressões envolvendo o Presídio Regional teve mais um polêmico capítulo, na segunda-feira, quando a administração soltou o preso errado. Valdemar Gomes Goes, que cumpria pena por tráfico de drogas, foi liberado no lugar de Valdeci Gomes Vaz, que cumpriu pena por atentado violento ao pudor.

Segundo o diretor do presídio, major Carlos Alberto Luvizotto, os agentes prisionais trocaram as pastas com os dados dos detentos, já que os nomes seriam parecidos e os dois são naturais da mesma cidade.

Valdemar, percebendo o engano, foi ao Fórum para solicitar o alvará do regime aberto e se apresentou como Valdeci. O equívoco só foi percebido pela administração do presídio segunda-feira à noite, quando as pastas foram conferidas. Valdemar está foragido. O Departamento de Administração Prisional (Deap) foi notificado e irá instaurar um procedimento administrativo para apurar o caso e aplicar as sanções cabíveis aos agentes prisionais envolvidos, que podem chegar a ser desligados da instituição.

A liberação equivocada não foi a única situação a mostrar a fragilidade da instituição. Uma decisão judicial condenou o Estado a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais a um preso agredido por outros detentos, em março de 2007. Ele foi colocado em uma cela com mais de 15 detentos, sofrendo agressões físicas e psicológicas.

Fonte: Rafael Waltrick, clicrbs

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário