quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Chegou a hora da escola.com

Escolas municipais vão oferecer aos alunos a oportunidade de compartilhar conhecimento através da internet

BLUMENAU - Hoje é dia de voltar às aulas nas escolas públicas. E, para aumentar o entrosamento entre professores e alunos, os colégios municipais estão aderindo a um novo canal de comunicação: os e-mails compartilhados. Através de uma parceria com a Google, a prefeitura está cadastrando gratuitamente contas de 20 mil usuários. Com a nova ferramenta, os estudantes vão poder tirar dúvidas, organizar trabalhos e compartilhar conhecimento através da internet. Em função de reparos que precisam ser feitos com a saída de desabrigados, o ano letivo em 20 unidades municipais e estaduais começa dia 4 de março.

– Antes, as aulas de Educação Física eram um atrativo para os alunos. Hoje, a tecnologia é o que atrai. E nada mais importante do que usar a tecnologia disponível para gerar conhecimento – afirma Adilson Tironi, gerente de tecnologias educacionais do município.

A fiscalização do conteúdo que circular pela rede, diz Tironi, ficará com a Secretaria Municipal de Educação. A Google, segundo ele, coloca à disposição um ambiente administrativo para controle de acessos.

A medida que está sendo adotada nas escolas públicas acompanha a necessidade de os colégios se adaptarem à invasão protagonizada pela tecnologia digital no cotidiano. O acesso facilitado a uma rede quase infinita de informações pela internet, o perfil multimídia de equipamentos portáteis e a interatividade que eles proporcionam fazem emergir um novo aluno nas escolas – o que exige a reformulação de antigas práticas pedagógicas.

– Hoje nós temos o aluno multimídia. Ele não tem conhecimento de especialista, mas conhece de tudo um pouco pela facilidade com que tem acesso às informações – afirma o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina, Marcelo Batista de Sousa.

É também para acompanhar a evolução tecnológica que as escolas estaduais investem, além de equipamentos, no que consideram a peça chave do processo de inclusão: a formação continuada dos professores. De acordo com Marisa Elza Demarchi, multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional das Escolas Estaduais, os educadores são incentivados a fazer cursos como Inclusão Digital e Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

– O aluno hoje vive em um mundo tecnológico. E o professor até usa a tecnologia para uso particular, mas tem dificuldade para articular o uso dela com o estudante. Nosso desafio é fazer o aluno aprender usando a tecnologia – diz Marisa.

Fonte: Isabela Kiesel, para o Jornal de Santa Catarina

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