quinta-feira, 19 de março de 2009

Blumenau: Mercado de trabalho reage em fevereiro

Blumenau cria 1,5 mil vagas com carteira assinada e interrompe sequência de três meses no negativo

BLUMENAU - O saldo do emprego formal no município teve uma reação no mês de fevereiro, após três meses seguidos de queda. Foram criadas 1.524 novas vagas com carteira assinada no mês, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O resultado é um alívio e um indício de recuperação. Entre novembro e janeiro, Blumenau havia perdido 4,8 mil empregos. No entanto, na comparação com fevereiro de 2008, quando foram abertos 1.713 vagas, o desempenho atual ainda é menor. No país, o mercado de trabalho também voltou a registrar saldo positivo mês passado.

O resultado de Blumenau, que foi beneficiada pela liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para todos os trabalhadores, destoou de outras grandes cidades catarinenses, como Florianópolis (-874) e Joinville (+407).

A indústria de transformação, setor que mais havia perdido vagas nos últimos meses em Blumenau, agora teve saldo positivo de 365 vagas. A administração pública (584) e o setor de serviços (410), no entanto, contrataram ainda mais. O único setor de atividade econômica que registrou redução de vagas foi a construção civil (-17).

Com o resultado de fevereiro, 2009 já tem saldo de 1.133 vagas em Blumenau. Nos últimos 12 meses, os números também são positivos: 1.468 vagas com carteira assinada abertas.

No Brasil, segundo o Ministério do Trabalho, fevereiro terminou com saldo positivo de 9.179 vagas.

– O saldo é pequeno, mas é positivo – avaliou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Mesmo que interrompa a sequência de três meses no vermelho, o resultado ainda é o pior registrado em um mês de fevereiro desde 1999.

Em Santa Catarina foram criadas 5.674 vagas, 56,2% menos que fevereiro de 2008.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário