segunda-feira, 23 de março de 2009

Parabéns Florianópolis! 283 anos hoje !

Foto: Guia Floripa - Ponte Hercílio Luz

Lá se vão 283 anos desde que o povoado bandeirante fundado por Francisco Dias Velho tornou-se município, em 23 de março de 1726. Nos­sa Senhora do Desterro, terceira cidade a ser criada na Capitania de Santa Catarina, era composta por uma população de paulistas, vicentistas e índios tupi-guaranis.

De lá para cá, Florianó­polis se tornou uma das mais conhecidas cidades brasileiras, por suas bele­zas naturais, por ser uma fábrica de inovações no campo tecnológico, pelas melhores ostras do país. Tanta beleza e desenvol­vimento atraem pessoas de todas as partes, o que pode ser sinônimo de problemas.

Este território de pouco mais de 436 quilômetros quadrados hoje abriga 402.346 habitantes, segun­do o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Símbolos e mais símbolos não faltam em Florianópolis. Para se ter uma idéia, há pássaro, árvore e até flor para representar a cidade. O belo Guarupuvu, com nuanças amareladas ou rosadas e a Orquídea Laelia Pupurata, espécie típica da Mata Atlântica, foram eleitos, respectivamente, a árvore e a flor símbolos da cidade. E a idéia é levada tão a sério que há leis para proteger as espécies, incentivar o plantio e divulgar a importância destas plantas para a cultura açoriana.

Outro símbolo de Floripa é o pássaro Martim Pescador-Verde, ave com 29 centímetros, comum em todo o continente americano.

As cidades praianas são sempre as queridinhas para os cenários de novelas. Florianópolis não ficaria fora deste conceito e já foi pano de fundo para a novela "Como uma onda", de Walter Negrão, exibida em 2004. O ambiente florianopolitano caiu perfeito ao conceito da novela que desejava um local com clima de colônia de pescadores. A praia em que as gravações aconteceram foi a Caeira da Barra Sul, distante 42 km do centro, lindíssima e pouco conhecida.

Entre os filhos ilustres, Floripa tem o pintor Victor Meireles, responsável por quadros importantes como "A Primeira Missa no Brasil", de 1861; o poeta João da Cruz e Souza, que deu início ao movimento Simbolista no Brasil; e os atletas Fernando Scherer, o nadador Xuxa; e Gustavo Kuerten, o tenista Guga.

Hino de Florianópolis: Rancho do Amor à Ilha

Em 1965, a Prefeitura Municipal de Florianópolis lançou um concurso a fim de escolher uma canção para a cidade. A canção vencedora, o "Rancho do Amor à Ilha", de autoria de Cláudio Alvim Barbosa ( Zininho ), foi oficializada como Hino Oficial de Florianópolis através do Projeto de Lei nº 877 de 27/08/1968, de autoria do vereador Waldemar Joaquim da Silva Filho (Caruso).

Desde então, essa música de Zininho vem se tornando cada vez mais popular, através das várias versões que tem inspirado.

Veja um vídeo com o belíssimo Hino, acompanhado de imagens belíssimas desse paraíso que é Florianópolis. Clique AQUI pra assistir.


Letra do Hino Oficial de Florianópolis: Rancho do Amor à Ilha (Zininho)


"Um pedacinho de terra,,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...
Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!

Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.

Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa,
vem se espelhar..."

Fontes de pesquisa: Prefeitura de Florianópolis, Portal CVC, Guia Floripa (foto), ClicRBS

Acompanhe o Blog também pelo TWITTER: Clique AQUI!

3 comentários

Anônimo disse...

Parabéns Floripa!
Belíssima cidade em todos os sentidos.

Abração

Unknown disse...

Parabéns para nossa bela Floripa, um pedacinho de terra no meio do mar. Belíssimo também seu hino.
Abraços

Anônimo disse...

Márcio
Parabéns pela postagem
A nossa ilha da magia, o encanto, a ilha mais linda do mundo, os nossos parabéns e que continue com esta mística fundamental e que faz parte do cotidiano.
A todos meus amigos Manézinhos, ou aqueles que têm Florianópolis como cidade de moradia e em seu coração.
Viva nossa querida capital.
Adalberto Day cientista social e pesquisador em Blumenau.

Postar um comentário