quinta-feira, 19 de março de 2009

Homaro Cantu: O gênio. - Você já comeu pipoca queimada e moldada com raio laser ?


Você conhece Homaro Cantu?

Cantu também é conhecido como um "Techno Chef". É simplesmente um dos mais badalados e inovadores chef´s de toda América. Adepto da cozinha pós-moderna, ele se caracteriza por ousadas brincadeiras com os sabores, as texturas, e principalmente, no emprego da tecnologia dentro da culinária. Isso mesmo. Você pensou que o título da matéria era ficção? Não, esse prato existe, e as pipocas ficam parecendo com aquelas bolinhas de isopor usadas em embalagens de mudança.

No restaurante Moto, que acabou sendo uma espécie de laboratório para seus experimentos culinários, talheres, pratos, bandejas, ficam lado a lado com nitrogênio líquido, hélio, laser e centrífugas.

Cantu é graduado pela Le Cordon Bleu de Portland, e mesmo com toda a tecnologia empregada, não deixa de lado o principal: O sabor. Não cansa de provar que mesmo com todos esses experimentos ele sabe cozinhar sim.


O moto restaurant só abre no jantar. Oferece menus de degustação com cinco, dez ou dezoito opções que surpreendem desde a entrada. A começar pelo cardápio: impresso todas as noites em um papel de maisena e soja, com tinta a base de caldos aromatizados. Sim. O cardápio também é degustável.



Além da pipoca já citada acima, você pode encontrar inúmeras outras invenções, como: uma laranja cuja polpa tem forma de bolhas, sushis e sashimis sintetizados em um fino papel de arroz, queijo de cabra em neve, e a gema de ovo transformada em croútons.

Como acompanhamento, por sugestão do chef, uma seleção eclética de excelentes vinhos de todo o mundo. Essas opções variam de acordo com o cardápio escolhido, incluindo quatro, nove ou quatorze rótulos.

Cantu tem a incrível capacidade de manipular ingredientes finos (locais e globais), de forma não tão óbvia. Assim, ele cria pratos simples mas totalmente inimagináveis na forma como são apresentados.

Diversão durante as refeições: Essa, é a verdadeira proposta do Genial Homaro Cantu.

Fonte: Revista Top Magazine.

Para conhecer algumas imagens dos pratos do restaurante, clique Aqui.

Para ver um vídeo do próprio Cantu em ação, montando seus pratos, clique aqui!

Acompanhe o Blog também pelo TWITTER: Clique AQUI!

3 comentários

Anônimo disse...

Olá, Márcio! Blumenauense, é? Então estamos próximos,já quemoro em Floripa. Depois de um tempo, voltei ao diHITT e agora estou fazendo e refazendo a minha lista de amigos.
Vi seu comentário no "Quarentonas Maravilhosas". Confesso que fui eu quem começou toda a polêmica acerca das mulheres de 40. Particularmente, detesto essa expressão "quarentona".
Em suma, vim conhecer o seu blog, já vi que é escritor por dádiva divina e que gosta muito da sua cidade.
Interessante!

Beijos!

Lu

Unknown disse...

Olá Márcio, é a tecnologia chegando também na culinário. Eu sou daqueles cozinheiros de fazer a comida a moda da vovó, mas também gosto de experimentar novidades. Como não vou tão cedo a América, aguardo estes pratos chegarem por aqui, coisa que não deve demorar muito. Rapaz isto me deu uma fome!
Abraços

Iclick-in disse...

Quer conhecer o futuro da internet em apenas um click?
Acesse: WWW.iclick-in.com e descubra!

Postar um comentário