quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mudança no licenciamento anual de veículos

O sistema de pagamento das taxas de licenciamento anual de veículos mudou. O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) alerta os blumenauenses para que fiquem atentos às novas práticas. Com a incorporação do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) pelo Banco do Brasil, o proprietário do veículo precisa apresentar o boleto bancário para quitação de seus débitos. Antes bastava se reportar ao caixa do Besc com o número do Registro Anual de Veículos (Renavam) em mãos para que o pagamento fosse efetuado.

Outra mudança é que o sistema não opera mais simultaneamente com o banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC). Ou seja, as quitações ficam pendentes no Denatran Net. Com isso, é necessário um tempo maior de espera para, por exemplo, dar entrada nos procedimentos de emissão do licenciamento do veículo.

Por tanto, antes do proprietário se dirigir a um caixa de atendimento para quitar seus débitos, deve passar no caixa eletrônico da agência e emitir um “protocolo” (espécie de boleto para pagamento no caixa). Outra forma é emitir os boletos direto no site do Detran (http://www.detran.sc.gov.br). Os demais bancos são sofrem alteração nos procedimentos de pagamento.

Licenciamento Anual de Veículos:

Anualmente, os veículos automotores devem renovar sua licença. Para isso, precisam quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) e a taxa de licenciamento, além de eventuais multas de trânsito. O vencimento destes débitos segue uma programação que varia de acordo com o final da placa de cada veículo.

Para acessar os dados completos sobre o seu veículo, ou emitir boletos de pagamento, basta entrar no site do Denatran (http://www.detran.sc.gov.br), e preencher os campos com a placa e o Renavam. Em maio, são obrigados a fazer os procedimentos os proprietários de veículos com placas final 5.

Repórter: Tarciso Souza (site da Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário