terça-feira, 15 de junho de 2010

FCB apresenta peça “A Grande Parada”

Espetáculo do Grupo Viscera Teatro integra programação da temporada blumenauense de teatro de junho. Apresentações serão entre quarta-feira, dia 16 e domingo, dia 20, no Auditório Carlos Jardim, às 20h.

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Blumenau (FCB) promove entre esta quarta-feira, dia 16 e domingo, dia 20, a temporada blumenauense de teatro de junho. Na programação esta a peça "A Grande Parada", com o Grupo Víscera Teatro. A apresentações são na sede da FCB – Auditório Carlos Jardim, às 20h (ver tabela). A peça – criação a partir da obra de Bertolt Brecht – vem a público unindo o Teatro Épico às formas de expressão contemporânea na arte.

A apresentação tem vários ingredientes para prender a atenção do público. Apoio da Companhia Carona de Teatro, que empresta a atuação da atriz Sabrina Marthendal, a construção gráfica e pesquisa em vídeo de Leo Kufner e a direção de Pepe Sedrez. Tem ainda, o ator convidado Jean Massanero, do grupo Detalhe de Indaial.

O épico, o político e o irônico desta obra são tomados pelos atores e atualizados a partir da vida que pulsa de cada corpo-em-arte. A direção interage o Teatro Épico com a Estética e Atuação Contemporânea criando um cenário onde a materialidade da vida é evidenciada pelas suas próprias máscaras. A fatal necessidade de sobrevivência, o medo, a censura, a farsa e a manipulação permeiam esse itinerário entre a resignação e a resistência.

Sinopse

Fragmentos cotidianos de uma realidade de tensão violenta. Corpos que expandem seu medo e sua audácia em um ambiente onde o controle visa apoderar-se da vida. A Grande Parada - criação a partir da obra de Bertolt Brecht – vem a público unindo o Teatro Épico às formas de expressão contemporânea na Arte. Imerge na vida que pulsa no medo e na resistência. Em cena - opressores e oprimidos, ingênuos e traídores, soldados e operários - encontram-se em meio ao terror materializado pela ideia de um povo calado, um reino sem liberdade e um rei sem razão. A representação de cenas vividas pelo povo entre 1933 e 1938 na Alemanha, a cenografia contemporânea e os recursos de mídia permitem um olhar no processo histórico sob a Estética da Arte e sua ideologia de transformação.

Ficha técnica
Direção: Pépe Sedrez.
Texto: Adaptação de Bertolt Brecht por VísCera Teatro
Adaptação: VisCera Teatro
Elenco: Cleiton Rocha, Jean Massanero, Lu de Bem, Maicon Keller, Sabrina Marthendal e Gika Voigt (participação especial)
Maquiagem: Adélia Eccel
Iluminação, sonoplastia e preparação corporal: Pépe Sedrez
Arte gráfica: Cleiton Rocha
Fotografia: Adélia Eccel, Leo Kufner e Leo Laps
Edição de vídeo: Leo Kufner

Local
Fundação Cultural de Blumenau
Rua XV de Novembro, 161
Auditório Carlos Jardim
Data: entre quarta-feira, dia 16 e domingo, dia 20
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes, idosos e filipeta)
Obs: Espetáculo para maiores de 14 anos


Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário