segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Felipão é demitido do Chelsea !!!

A passagem de Luiz Felipe Scolari pelo Chelsea não correspondeu à expectativa que se criou em torno do treinador, considerado um dos melhores do Brasil na atualidade. Em meio à disputa da Eurocopa com Portugal, em junho do ano passado, o técnico gaúcho acertou com a equipe inglesa. Mas foram apenas sete meses no Stamford Bridge.

A empreitada de Felipão na Inglaterra foi, assim como a de Vanderlei Luxemburgo pelo Real Madrid, da Espanha, sem grande sucesso. Apontados como dois dos principais treinadores do País, ambos deixaram os clubes sem conquistar títulos. O atual comandante do Palmeiras, no entanto, teve uma temporada inicial razoável, com o vice-campeonato espanhol.

No total, Luxemburgo comandou o Real Madrid em 47 jogos, conseguindo 30 vitórias, seis empates e ainda 11 derrotas. O período do atual treinador do Palmeiras no futebol europeu foi um pouco maior: 11 meses, de janeiro a dezembro de 2005. Criticado pela forma ruim do Real e pela dificuldade em se comunicar com os jogadores, acabou demitido mesmo após uma vitória, em 4 de dezembro, contra o Getafe.

O retrospecto de Felipão na Inglaterra, em 36 jogos, teve 21 vitórias, 10 empates e 5 derrotas. Apesar do seu número baixo, os jogos perdidos foram em confrontos importantes - para a Roma, pela Copa dos Campeões, e para os rivais Arsenal, Manchester e Liverpool (duas vezes), pelo Campeonato Inglês.

Em sua apresentação oficial, no dia 8 de julho de 2008, Felipão fez elogios ao elenco que fora vice-campeão inglês e europeu, sendo derrotado nas duas decisões para o rival Manchester United, do meia-atacante Cristiano Ronaldo, com quem trabalhou na seleção portuguesa. Não demorou, porém, para que tablóides britânicos sondassem crises internas no time.

O zagueiro e capitão John Terry foi um dos que criaram desconforto com "Big Phill", apelido dado pela imprensa local a Felipão. O defensor expressou sua preferência pelo português Mourinho no comando da equipe. Além dele, Felipão também não seria do agrado do francês Anelka e do marfinense Drogba.

Com a demissão confirmada nesta tarde, ele se junta a outros 31 treinadores que deixaram seus times na temporada do futebol inglês. Nesta segunda, também o Portsmouth anunciou o desligamento do treinador Tony Adams. O primeiro foi Kevin Bond, que saiu do Bournemouth, no dia 1º de setembro do ano passado.

Redação Terra

1 comentário

Unknown disse...

Pois é Márcio. Acho que jogadores fizeram tudo contra o Big Phil. Treinador brasileiro na Europa sempre vai ter vida difícil. Mas a curiosidade é para onde ele vai agora ? Acho que está aí a chance do Metrô.
Abraços

Postar um comentário