terça-feira, 3 de março de 2009

Cine Garcia, de Blumenau. Quem lembra?

A seguir, trecho da matéria sobre o Cine Garcia, que funcionou em Blumenau até o ano de 1974. Veja a matéria toda no blog do amigo historiador Adalberto Day, clicando aqui.

Em 1972, quando o Cine Garcia foi vendido para a Empresa Meridional de Cinemas, Reynaldo Olegário foi convidado para trabalhar como fiscal, porém não aceitou, pois não pretendia deslocar-se para o Paraná, já que o cinema para ele era mais um “hobby”.

“Os filmes exibidos na época eram da Fama Filmes, de Curitiba, importadores e distribuidores para quase todo o Estado de Santa Catarina, exceto Lages e adjacências, que os recebiam de Porto Alegre.”


O Cine Garcia funcionou até 1974, quando cessou definitivamente as suas atividades. Foi comprado pela comunidade católica que o transformou em igreja até 1978. Em 1979 ele foi demolido e seu espaço ocupado como pátio para a nova igreja da Paróquia Santo Antônio, então recém inaugurada.

As lendas e histórias que se contam a respeito do Cine Garcia nos seus 30 anos de vida são muitas.

Uma delas é a de que os padres do Garcia estavam constantemente contrariados com Olegário, porque ele exibia filmes pornográficos. E só ficaram sossegados quando conseguiram comprar o salão.

2 comentários

Anônimo disse...

Adalberto
As pessoas se olhavam numa paquera quase envergonhada, em um momento sutil e mágico”. Existia até mesmo uma suposta premiação para quem encontrasse uma pulga carimbada e a entregasse ao proprietário. Nunca soube de alguém que a tivesse encontrado, mas é o comentário que se ouve até os dias de hoje. Ainda no aspecto pitoresco, havia as ocasiões em que a platéia batia os pés, assobiava e gritava para incentivar o mocinho. Naquele instante, o lanterninha interrompia bruscamente a exibição para chamar a atenção dos mais exaltados "baderneiros" e ameaçava não continuar o espetáculo. Sem falar das vaias quando as enormes fitas se rompiam, ou acabavam, e precisavam ser emendadas ou trocadas. Os freqüentadores iam a pé ou de bicicleta. As laterais do prédio ficavam lotadas de bicicletas, empilhadas umas sobre as outras. Depois do gongo, ecoava a música Django Era o maior entretenimento dos moradores do Garcia, que assistiam, principalmente nas tardes de domingo, aos maiores clássicos e seriados do cinema.
Meu agradecimento em especial ao senhor Carlos Braga Mueller, e ao Márcio por fazer esta postagem
Adalberto Day Cientista Social e pesquisador da História.

Márcio Volkmann disse...

Amigo Adalberto ! Se alguém só lesse seu comentário, já ficaria (como eu), curiosíssimo para saber mais sobre a história, curiosidades e particularidades do Cine Garcia. Leitura obrigatória então. Parabéns pela matéria original, e obrigado pela participação por aqui.
Abraços

Postar um comentário