sexta-feira, 13 de março de 2009

Metalúrgica Altona em Barra Velha

Município de Barra Velha ganha nova indústria.

Fundição com 85 anos de tradição confirma investimento em Barra Velha

Diretores da empresa fundição Electro Aço Altona, de Blumenau, confirmaram ao prefeito Samir Mattar (PMDB) a instalação de uma unidade industrial que pretende gerar mil empregos diretos em Barra Velha, em área de 1 milhão e 860 mil m² já comprada pela empresa, nas proximidades da localidade Vila Paraguai e BR-101.

Segundo o diretor de Patrimônio da fundição, Antônio Jamir Duque, os trabalhos de perfuração e sondagem da área reservada para a construção de duas unidades industriais já começaram, mas devido à crise financeira internacional, o ano de 2009 servirá apenas para estas projeções de engenharia. A construção do parque industrial propriamente dito, somente a partir de 2010. Cada unidade da Altona em Barra Velha terá 62 mil e 15 mil m², respectivamente.

Os empreendedores estiveram reunidos com o prefeito Samir e assessores de governo, para confirmar a instalação da indústria. "Nós precisávamos levar ao novo governo barravelhense a informação oficial de que o projeto está em andamento, pois haviam boatos que devido à crise, a obra não aconteceria mais", revela Luciano José de Farias, que atua no setor de Patrimônio.

Segundo Luciano, um pequeno canteiro de obras já está instalado nas proximidades da área onde será construída a fundição, na rua João Pedro de Oliveira, após a antiga escola Antônia Gasino de Freitas. Preferindo não apontar valores de investimentos, tanto Luciano como Antônio Duque revelam que a matriz da empresa, atualmente localizada em Blumenau e com 80 anos de funcionamento, virá para Barra Velha. A área da nova indústria fica ao lado da atual fábrica de vidros da Cebrace, e foi considerada ideal para o novo parque industrial.

Segundo Antônio Duque, os diretores responsáveis pela empresa têm se reunido mensalmente para discutir o cronograma de andamento da obra. "A crise internacional afetou nosso cronograma, mas em termos", observa. "A unidade de Barra Velha está garantida, porque temos de sair do atual parque industrial, localizado em Blumenau e onde não há mais condições de expansão", completa.

O prefeito Samir Mattar, industrial de profissão, comemorou a notícia. "A vinda da primeira fundição para Barra Velha é um passo histórico para o crescimento da cidade. Além de sermos a terra do vidro, com a Cebrace, seremos também a terra do aço", afirmou. O prefeito deixou a estrutura do gabinete e do Poder Executivo à disposição dos diretores da empresa, para assessorar no que for preciso, e repassou os projetos da unidade para a Secretaria de Planejamento da Prefeitura.

Fonte: Tribuna Catarinense

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário