sexta-feira, 29 de maio de 2009

Colunista: Vantagens da TV Digital


Foto: Central Técnica - Rbs TV Florianópolis

Quais as vantagens da TV Digital ?

No início da TV no Brasil os idealizadores tiveram dificuldades, tudo o que é novo gera desconfianças e requer tempo para adaptações. Na TV Digital não será diferente.

Os principais benefícios da TV Digital são o áudio 5.1, interatividade e mobilidade.

São várias formas de se comunicar com o telespectador diferente das atuais, podendo ser em definição convencional ou em alta definição. A tela é parecida com a de cinema, no formato retangular. Cria um novo público, o que está na rua, em movimento, e que hoje não é atendido pela TV analógica. Este agora também será beneficiado e poderá assistir TV em qualquer lugar. Costumamos comparar toda e qualquer imagem perfeita à imagem de cinema. Sou um exímio freqüentador de salas de cinema e posso afirmar que este é um entretenimento que precisa também aperfeiçoar a sua qualidade. Salvo o benefício oferecido pela gigantesca dimensão da tela é impossível comparar a qualidade da imagem cinematográfica com a da TV Digital.

PROGRAMAÇÃO HD EM SC

Aqui em Santa Catarina a programação digital é amparada pelos programas de Rede (produzidos e gerados pela Globo). Na grade atual é possível assistir filmes, aproximadamente 30% deles em HD, o futebol, geralmente procedente de São Paulo, e alguns programas semanais tais como “a grande família, toma lá dá cá, tudo novo de novo, força tarefa e a novela caminho das Índias, totalmente produzida em High definition.


Foto: Central Master Digital - Rbs TV/Florianópolis

Aqui em Santa Catarina ainda não temos nossos programas diários e semanais com produção Digital. A RBS TV exibe alguns "SC em Cena" no formato digital, produzidos por algumas produtoras independentes do nosso estado. Para orientar os futuros adeptos a este sistema em SC, podemos dizer que em Joinville a implantação do sistema pela RBS TV deverá ser concluída nos próximos meses. E Blumenau, quem sabe no final deste ano ou início de 2010, também já poderá contar com a TV Digital. Caso queira perguntar algo sobre esse assunto, deixe sua dúvida aqui nos comentários que responderei.

Vou nessa, abraço!


Elton Magalhães é Coordenador de programação da RBS TV SC e é um dos pioneiros na implantação da TV Digital em nosso estado. Escreve essa coluna exclusiva sobre comunicação em geral, para o Blog Nova Blumenau. Recentemente iniciou também seu próprio blog: Viu na Midia.

Veja também o artigo anterior deste colunista:

TV digital: Saiba tudo sobre ela !

Acompanhe o Blog também pelo TWITTER: Clique AQUI!

7 comentários

BWW disse...

Márcio, as vezes acompanho seu blog, mas nunca postei. Ao meu ver vai ainda demorar um pouco pra TV digital se popularizar, assim como todas as novidades, seu custo é muito caro. Nós blumenauenses teremos que comprar um conversor, não muito barato (olhando os preços nos grandes centros), que simplesmente adapta o sinal digital para a TV convencional, ou comprar uma TV compatível, que ao meu ver, conseguiríamos aproveitar melhor todos os recursos.
Nem todos tem um poder aquisitivo pra comprar um TV compatível e muito menos um conversor.
TV digital ainda engatinha, talvez quando começar a caminhar corretamente, os custos se tornem mais baixos e podemos assim pensar em uma realidade.
Ao encontro disso vem a TV pela internet, houve uma reportagem interessante sobre isso e banda larga no Jonal da Globo de ontem.
Bom trabalho por ai!
Bruno

Anônimo disse...

Márcio, muito bom este artigo. eu ia perguntar justamente quando chegará em Blumenau, mas já foi respondido no post. auardaremos a chegada por aqui, talvez até lá os preços já estarão mais acessíveis.

Abraços

diegoodorizzi disse...

Triste essa demora. Estou com um televisor equipado com conversor digital "parado" em casa. Procuro diariamente novas informações, mas pelo visto vai demorar muito ainda para nós blumenauenses conseguirmos tal fato. De qualquer forma, muito obrigado pelas informações esclarecedoras. Grande abraço!

Alessandro Jiora disse...

Elton, gostaria de saber se há uma previsão concreta do inicio da recepção da TV Digital aqui em Blumenau

Unknown disse...

Também aguardo o sinal digital em Blumenau alguma pervisão? Obrigado !

Emerson Schneider disse...

Como pode uma cidade que abriga uma festa mundialmente famosa que é a oktoberfest ainda não fazer parte da cobertura do sinal digital, é uma vergonha pois já estamos no final de 2010 e até agora nada.

Unknown disse...

E então continuamos sem resposta... o consumidor compra uma TV com transmissor digital e fica em casa colocando bombril. Realmente uma vergonha e sem justificativa para uma cidade do porte de Blumenau ainda não estar sendo contemplada com a tranmissão digital... algo ou alguem esta sendo beneficiado com isso

Postar um comentário