sábado, 9 de maio de 2009

Futsal: Noite para lotar cadeiras do Galegão

A equipe masculina de futsal de Blumenau (AD Hering/FMD) estreia no Campeonato Estadual da Divisão Especial, neste sábado (9), contra Siderópolis, a partir das 18h30min, no ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. Depois de quatro anos disputando a divisão de acesso, os blumenauenses retornam à elite do futsal catarinense.

Para a primeira partida na volta ao grupo dos principais times do Estado, o treinador Jorge Luis Schwatz, o Jorginho, não poderá contar com o pivô Willian. O atleta rompeu o ligamento colateral do joelho direito durante a fase final da Copa Santa Catarina, em abril, e ficará de fora, em recuperação, pelos próximos seis meses. Para o início do torneio, este será o único desfalque do grupo inscrito na competição.

Em contrapartida, o pivô Thiago Grahl, o Keko, está de volta ao time. Artilheiro na última temporada, com 19 gols, abandonou o sonho de brilhar no campo com a camisa do Grêmio, de Porto Alegre - onde fez testes para jogar de centroavante na equipe júnior, no início do ano -, e acertou a volta às quadras durante os últimos jogos da Copa SC. “Estamos treinando muito para ir bem no Estadual. Sabemos do equilíbrio e das dificuldades que vamos ter, mas acreditamos que podemos fazer uma boa campanha”, diz o jogador, considerando que para isso a equipe precisa vencer os jogos em casa.

Adversário

O adversário da estreia é forte. Quinto colocado no estadual do ano passado, o time de Siderópolis entra na competição como uma das favoritas para chegar às fases finais. Neste ano, as equipes já se enfrentaram duas vezes pela primeira fase da Copa Santa Catarina. No primeiro turno, em São Bento do Sul, os blumenauenses venceram de goleada por 5 a 1. Já no returno, em Blumenau, a equipe da casa foi surpreendida e perdeu, de virada, por 4 a 3.

Diante desse retrospecto, Jorginho espera que a equipe mantenha consistência de jogo do início ao fim da partida. “Temos que manter o esquema de jogo durante toda partida. No segundo jogo, quando afrouxamos, achando que já tínhamos ganho o jogo, tomamos a virada. Por isso, temos que jogar com atenção”, destaca.

Enquanto o treinador trabalha para acertar a equipe dentro da quadra, fora das quatro linhas a direção do clube segue trabalhando para acertar a contratação de um ala-direita para reforçar o time. Por enquanto, ainda não houve acordo com o atleta que atua na Espanha, que tem o nome mantido sob sigilo. O acerto com um novo patrocinador, que também está em negociação, pode viabilizar a vinda do reforço.

Regulamento

Nesta primeira fase da competição, os oito times (Blumenau, Concórdia, Herval do Oeste, Pinhalzinho, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Siderópolis e Xaxim) se enfrentam todos contra todos em dois turnos. As seis melhores equipes classificam-se para a próxima fase, enquanto as duas últimas serão rebaixadas para a Primeira Divisão de 2010. A equipe campeã desta fase garantirá vaga na Taça Brasil 2009, competição que reúne oito equipes dos quatro cantos do País e que será disputada entre os dias 1º e 30 de novembro, em local a ser definido.

Na segunda fase, as equipes se juntam às quatro participantes da Liga Nacional (Malwee/Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis e Unisul/Tubarão) e serão divididas em duas chaves. Elas jogarão entre si dentro de cada chave, em turno e returno. As quatro melhores colocadas de cada chave classificam-se para a próxima fase, que terá cruzamento olímpico, de chave contra chave. Dessa forma, o primeiro colocado de uma chave enfrenta o quarto da outra, o segundo enfrenta o terceiro, e assim por diante.

Na terceira fase, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta, sendo os jogos de volta disputados na sede das equipes que se classificaram nos primeiros lugares das respectivas chaves. Os quatro times que passarem dessa fase, se enfrentarão no sistema de mata-mata, obedecendo as chaves formadas pela federação, em jogos de ida e volta. Os times com os melhores desempenhos nas fases anteriores terão a vantagem de disputar a partida decisiva nos próprios domínios. As quatro melhores se classificam para as semi-finais, que também serão disputadas em turno e returno.

Tanto nas semi quanto nas finais, as equipes voltam a se enfrentar em jogos de ida e volta, sendo que os times com os melhores desempenhos nas fases anteriores terão a vantagem de disputar a partida decisiva nos próprios domínios.

Fique por dentro

AD Hering/FMD x Siderópolis
Data: Sábado (9)
Horário: 18h30min
Local: Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão
Ingressos: R$ 5,00. Estudantes que apresentarem carteirinha e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada

Fonte: Folha de Blumenau

Tabela de jogos

Turno

16 de maio (sábado)
São Miguel do Oeste x AD Hering/FMD
20h30min
Ginásio Bugre do Oeste, em São Miguel do Oeste

23 de maio (sábado)
AD Hering/FMD x Pinhalzinho
18h30min
Ginásio Galegão, em Blumenau

30 de maio (sábado)
AD Hering/FMD x São Bento do Sul
18h30min
Ginásio Galegão, em Blumenau

6 de junho (sábado)
Concórdia x AD Hering/FMD
19h
Centro de Eventos de Concórdia, em Concórdia

13 de junho (sábado)
AD Hering/FMD x Xaxim
18h30min
Ginásio Galegão, em Blumenau

20 de junho (sábado)
Herval do Oeste x AD Hering/FMD
20h30min
Ginásio Oscarzão, em Herval do Oeste

Fonte: Federação Catarinense de Futsal (FCFS)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário