quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Aumenta espera pela duplicação da 470

Pedidos de recursos das empresas que participam de licitação fazem Dnit rever prazo de conclusão da obra

BLUMENAU - A população do Vale do Itajaí terá de esperar mais um ano pela duplicação da BR-470. Em princípio marcada para terminar em dezembro de 2010, a expectativa de finalização das obras foi prorrogada para dezembro de 2011. A justificativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) é a burocracia que envolve as nove empresas concorrentes ao projeto executivo.

As empresas entraram com seis recursos para rever detalhes da licitação. Os pedidos de revisão abrangem desde os valores da mão-de-obra para elaboração do projeto até o atraso na entrega de documentos por parte de concorrentes.

Todos já foram julgados, de acordo com relatório do Dnit, mas ainda cabem recursos. Além destes, o órgão informou que há pelo menos mais quatro recursos em andamento. Os prazos foram revistos no fim do ano passado, quando saiu o nome das empresas habilitadas à licitação.

A prorrogação de até um ano no cronograma foi uma forma de trabalhar com prazos favoráveis, uma vez que a parte burocrática sempre anda mais devagar, justificou o órgão. Além do projeto executivo, os estudos técnicos de impacto ambiental e viabilidade econômica também devem atrasar.

A conclusão dos dois estudos deve ficar para depois do primeiro semestre deste ano – data prevista inicialmente no primeiro calendário da duplicação da BR-470. Nos dois casos, o trabalho de campo sofreu com o excesso de chuva, mas deve ser finalizado ainda este ano, garantiu o departamento.

O projeto executivo, além de apresentar como deve ser feita a duplicação entre os 68,6 quilômetros da BR-470 entre Navegantes e Indaial, vai relacionar os locais onde serão construídos viadutos, trevos de acesso e rotatórias. Também constará do projeto a restauração da pista já existente.

Fonte: Daniela Pereira, no Jornal de Santa Catarina

1 comentário

Anônimo disse...

Eu estava no jardim de infância quando tinha um alvoroço sobre a duplicação da BR-470. Passadas décadas, só promessas... vai acontecer a duplicação... vamos concluí-la em tal ano e esse tal ano nunca chega. Os estudos técnicos de impacto ambiental, os projetos para a duplicação, empresas habilitadas à licitação, enfim, uma série de situações são proteladas. Passa ano, passa governo e tudo fica no "vamos duplicar". Quando????

Postar um comentário