terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

MAB convida para exposições

A Fundação Cultural de Blumenau convida a comunidade para a abertura oficial das exposições Caminho Inverso, de Clóvis Truppel, no MAB, Felipe Lobe, com Ser, fazer e ter, na Galeria Municipal de Arte, artistas da Bluap - com a mostra Identidades, na Sala Especial do MAB, cartazes do Cinearte - Retrospectiva 2008 – curadoria de Herbert Holetz, na Galeria do Papel, e a exposição Fotoelétrica, de Alexandre Venera e Charles Steuck, na Sala Elke Hering.

A solenidade de abertura oficial acontece no dia 18 de fevereiro, às 19h30min, na Fundação Cultural. As mostras estarão abertas à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e a Fundação Cultural fica na Rua XV de Novembro, 161. Visitação até 1° de março.

A fase atual de Clóvis Truppel continua dentro de sua linguagem figurativa. Neste trabalho, coincidentemente, algumas das obras são chamadas de geografia fracto-facial, imagens desconstruídas, que em sua essência ainda contém na imagética os traços que identificam sua origem, ou seja, o rosto da pessoa retratada. É uma exposição na qual permanecem seus traços um pouco alheios à estética comum; pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente à sua trajetória são retratadas, principalmente por seu apelo estético-figurativo, importância na vida particular do artista e ou em suas áreas de atuação.

Estas obras, todas de beleza singular, foram todas criadas virtualmente com os recursos da moderna tecnologia, computadores, mesa digitalizadora, softwares de manipulação de imagens, filtros e outros recursos gráficos e que são materializadas por Clóvis Truppel com toda a beleza pictórica proporcionada por estes recursos.

Iniciando sua carreira em 2001, o artista plástico Felipe Lobe adquiriu o gosto pela pintura de seu antepassado, o expressionista alemão Frederico Guilherme Lobe. As obras de Felipe ampliam conceitos que exploram o expressionismo de forma inovadora.

Se destacam nos mais variados formatos visuais, sempre explorando novas técnicas e materiais diferentes, criando uma própria identidade em suas obras. Desenvolveu ao longo desses anos diversos trabalhos e projetos, com destaque para o Clube da Arte Felipe Lobe, a obra premiada "Na Cadeira", no Salão do Jovem Artista da RBS 2008, a Mostra Catarinense de Arte Indaial 2008, Pretexto Sesc 2008, em Blumenau, entre outros.

Identidades: A exposição coletiva da Bluap, que acontece na Sala Especial do MAB, tem como proposta ampliar as reflexões sobre "Identidades". Formas de identidades pessoais e coletivas que apesar de serem muitas vezes contraditórias, acabam se cruzando, podendo até se completar. Participam da mostra, 29 artistas associados, explorando possibilidades de compreensão das representações das obras apresentadas.

Exposição Fotoelétrica: Alexandre Venera e Charles Steuck ocupam a Sala Elke Hering da Fundação Cultural de Blumenau com a mostra Fotoelétrica, na qual podem ser conferidos trabalhos de pesquisa e experimentações impulsionados e conduzidos na eletricidade. Venera desde 2000 vem produzindo uma série de trabalhos em multimídia. Charles explora novos suportes para a fotografia.

Repórter: Marili Martendal, para o site da Prefeitura de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário