sexta-feira, 13 de março de 2009

Ficha azul terá aceitação suspensa

Os usuários do transporte coletivo urbano de Blumenau que possuem vale-transporte - passe comum no sistema antigo - devem ficar alerta. A “ficha azul”, como é conhecida, será aceita como pagamento da tarifa de ônibus somente até o dia 21 de março. Após esta data, até o dia 29 de maio, o cidadão deve procurar o Consórcio Siga para fazer a conversão das fichas em créditos.

Na última quarta-feira, dia 11, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb) autorizou que o Consórcio Siga retire de circulação as fichas. A extinção da “ficha azul” é mais uma etapa da implantação do moderno sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo do município.

A migração do sistema de ficha para bilhetagem eletrônica (cartão) começou em 2007. Em agosto de 2008 foi iniciado a retirada de operação dos passes dos estudantes - “fichas vermelhas”. Com a nova forma de pagamento, o usuário do transporte coletivo encontra mais segurança e comodidade. O cartão multiuso permite que em caso de perda, os créditos sejam transferidos para outro cartão. Além de agilizar o embarque dos passageiros.

SIB
Blumenau conta com seis equipamentos – Terminais - mantidos pela prefeitura municipal, por meio do Seterb, que atendem à população no Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (SIB).

Hoje Blumenau tem aproximadamente 3 milhões de usuários do transporte coletivo mensalmente. Para atender à demanda, 1.201 trabalhadores se revezam na tarefa. A frota da cidade é de 258 ônibus, responsáveis por 97 diferentes percursos. O que representa cerca de 32.500 viagens por semana (não incluindo linhas Trabalhador e Executivos – Vermelhinho), 5 mil viagens nos dias úteis, 3.300 aos sábados, 2.250 nos domingos e feriados. O sistema coletivo urbano do município percorre uma média mensal de 1.455.952 km.

Repórter: Tarciso Souza, para o site da Prefeitura de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário