domingo, 15 de março de 2009

Furb oferece os animais do canil


O curso de Medicina da Furb decidiu abolir o uso de cães nas aulas práticas de cirurgia. Por causa disso, o Biotério Central da Universidade Regional coloca à doação cerca de 50 animais que estão no canil.

Todos os cães disponíveis são vacinados, everminados, não possuem raça definida e têm de cinco a 12 quilos, com característica de pequeno a médio porte. Os animais serão acompanhados diariamente por médico veterinário que assina um atestado de sanidade do cão. Os animais também serão castrados.

“Quem quiser um dos cães deve fazer uma visita com antecedência e buscar depois que prepararmos o animal com a castração”, explica o biólogo do Biotério, Leandro Junkes. A idéia dos profissionais é assinar um termo de compromisso com os novos criadores dos animais para garantir que os cães sejam bem tratados. Para efetuar o termo, os interessados devem levar documento de identidade e cópia de um comprovante de residência.

As visitas ao Biotério Central podem ser realizadas nas terças e quartas-feiras, das 8h às 11h, e nas sextas-feiras, das 14h às 16h. O canil está localizado no campus 5 da Furb, na rua Samuel Morse, no bairro Fortaleza. Contatos para informações adicionais podem ser feitas pelo telefone 3338-3462.

Fechamento do canil

O encerramento das atividades do canil da Furb recebeu a aprovação do Comitê de Ética no Uso de Animais e possui parecer jurídico da Procuradoria da Universidade. Conta também com a participação do curso de Medicina Veterinária, que realizará a esterilização dos animais, e com a parceria da Clínica Veterinária Arca de Noé.

Acordo judicial gera doações para entidades

O acordo judicial entre a Procuradoria do Trabalho de Blumenau e a Coletivo Rodovel, proporcionou doação de equipamentos ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador e à Gerência Regional do Trabalho. A empresa de transporte foi processada por irregularidades trabalhistas.

As entidades beneficiadas receberão kits compostos por computador portátil, impressora, aparelho GPS e câmera fotográfica digital. Os equipamentos serão usados exclusivamente na fiscalização de Blumenau e região do Vale do Itajaí e serão entregues no Ministério Público do Trabalho, nos dias 14 de abril e 15 de maio. O acordo foi homologado pela 2ª Vara do Trabalho de Blumenau.

De acordo com o procurador do Trabalho em Blumenau, Eder Sivers, “esse tipo de acordo é positivo porque cria um efeito pedagógico sobre as empresas que desobedecem às leis trabalhistas”.

Matéria publicada no jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário