sábado, 7 de março de 2009

Humor no Brasil. Tem graça?

Qual rumo do humor no Brasil?

Já tivemos programas como Viva o Gordo, Chico Anysio Show, Chico City, Balança mas não cai, Faça amor não faça guerra, Praça da Alegria, Planeta dos Homens,Os Trapalhões e mais recentemente até a Escolinha do Professor Raimundo. Tivemos Costinha, José Vasconcelos, Chico Anysio, Jô Soares (em seus tempos de humorista), Ronald Golias, e tantos outros. E hoje ???

Buscar boas risadas em frente à Tv nos dias de hoje tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Zorra Total, Turma do Didi, A Praça é Nossa, Show do Tom, Uma escolinha muito louca, estão longe de serem boas opções (pra mim pelo menos). Consigo momentos de diversão pelo Pânico na TV, e também pelo bom CQC. Enquanto isso, um talento absurdo como o de Chico Anysio e o do pessoal do "Comida dos Astros" fica praticamente sub-utilizado, ou desconhecido para a grande massa (Comida dos Astros).

Caso queira reviver alguns bons momentos do humor brasileiro, clique nas opções abaixo:

Programa Viva o Gordo - Jô Soares (o dentista tarado) ataca Nina de Pádua

Costinha, em 1981 no programa Planeta dos Homens, fazendo um padre malicioso.

José Vasconcelos em "Eu sou o Espetáculo", de 1960, interpretando um narrador gago.

Chico Anysio com seu polêmico personagem Tim Tones, em 1986.

Faça Humor, Não Faça Guerra ! Jô Soares e José Vasconcelos juntos, em 1972

5 comentários

Anderson Gonçalves disse...

Eu só estáva esperando alguém me fazer essa pergunta. O humor no Brasil não tem graça nenhuma! Todos os que você citou são péssimos, não é só você que pensa assim!
Mas um que esqueceu de dizer, e que, na minha opinião, foi o pior de todos os tempos, era aquele programeco que passava no SBT chamado "Sem Controle"! Muito ruim, mas ruim mesmo. Sem comentários...

Não sou do tipo que valorisa mais os produtos de fora, mas nesse sentido os humorísticos estrangeiros dão lavada em nós brasileiros. "Eu a Patroa e as Crianças" é o melhor programa de humor da atualidade, sem dúvidas.

E o humorístico do Didi o pior!

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu acredito que nós temos os melhores humoristas. O que acontece é que a safra de hoje em dia é podre. O padrão de humor, é sempre o mesmo. É as piadinhas de sogra, de corno de bebado e outras tantas. Acredito que falta é mais originalidade, pois talento nós temos.
Nós já tivemos programas ótimos, como Sai de baixo, o começo do Casseta & plantea, Tv Pirata, viva o gordo etc.
Os únicos programas que eu gosto é p Pânico (algumas matérias), e o CQC.

Sissym disse...

Eu achava que não tinha mais paciência para assistir programas de televisão, que bom, sou normal, porque nem voces aturam! Saudades do Costinha...

Sabem quem é super engraçado e não é o Mr Bean? Chaves. Chaves estreou no Brasil no programa do Bozo, no SBT, em 1984 e fez tanto sucesso que continuaram apresentando novos episódios. A minha filha ama e eu também!

Olha, nunca tive saco para aturar o Chico Anysio... sei lá, olhava a cara dele...

Colin Foster disse...

O humor no Brasil não existe mais. Há uns meses a "Lady Kate", do Zorra Total, era bastante engraçado, mas foi só o Marcius Melhem sair, que acabou a graça, entrou um péssimo ator, forçado, bem no nível zorra total.

O Tom Cavalcanti já foi muito engraçado, mas esse show dele já tá no nível de zorra total... Eu adoro o Pânico, apesar de achar que estão se tomando cada vez mais pelo "merchã", e tem gente que os acha ofensivos. O CQC é fantástico, espero conseguir acompanhá-los melhor neste ano.

Gostei muito do seu blog, estou iniciando o meu e gostaria do seu apoio. http://oalto-falante.blogspot.com

Grande abraço e meu apoio a todos os catarinenses!

Unknown disse...

Discordo que o humor no Brasil está decadente. Antes de declararmos a morte do humor brasileiro baseando-se em uma meia duzia de programas voltados à massa, é preciso atentar às novidades que vêm surgindo nesse segmento, com um humor irônico e crítico, mas que cada vez mais vêm ganhando espaço, como Hermes e Renato e Marcelo Adnet (na minha opinião, o que há de mais refinado no humor crítico brasileiro). Concordo que CQC, Pânico e Chaves também sejam boas opções, mas não podemos nos esquecer que o humor não se restringe à televisão, há grandes humoristas surgindo também na internet, no twitter, em blogs e videocasts, é só saber aguçar o senso crítico sobre os rumos que o humor vai tomando para percebermos o talento desses novos humoristas.
Vale ressaltar também que o que hoje é engraçado pode não ser amanhã, devido à efemeridade daquilo que inspira os humoristas, ou seja, o contexto em constante mudança. O bom humorista, portanto, é aquele que sabe adaptar-se ao contexto e extrair dele a matéria prima para sua obra.

Postar um comentário