sábado, 5 de junho de 2010

CineArte de junho é dedicado aos grandes musicais

São quatro filmes, com grandes nomes do cinema norte-americano, como Gene Kelly e Natalie Wood. A programação começa na próxima segunda-feira, dia 7, com Amor, Sublime Amor”, ganhador de 10 Oscar, incluindo melhor filme e direção.

O CineArte de junho da Fundação Cultural de Blumenau (FCB) é dedicado aos grandes musicais do cinema (ver tabela). É uma grande oportunidade de ver (rever) cenas inesquecíveis, como Gene Kelly, em “Cantando na Chuva”. Este filme está programado para o dia 28. O primeiro da lista é “Amor, Sublime Amor”, na próxima segunda-feira, dia 7. Dirigido por Jerome Robbins e Robert Wise, o filme foi vencedor de 10 Oscar, incluindo melhor filme e direção. O CineArte é exibido toda segunda-feira, às 19h30min, na Fundação Cultural – sala de teatro Edith Gaertner. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

“Amor, Sublime Amor” retrata, de maneira musical, uma acirrada briga entre gangues de Nova York. Os americanos, conhecidos como Jets, são os donos do lugar por muito tempo, e sentem a necessidade de proteger o seu território quando uma gangue de porto-riquenhos, os Sharks, tentam tomá-la. Em meio a essa guerra, Tony, um ex Jet, e Maria, irmã do líder Shark, se apaixonam, em uma leitura diferente da obra de "Romeu e Julieta", de Shakespeare.

Estados Unidos, 1961 – Direção de Jerome Robbins e Robert Wise. No elenco, Simon Oakland, Tony Mordente, Willian Bramley, Ned Glass, George Chakiris, Rita Moreno e Natalie Wood. Duração: 151 minutos.

Curiosidades sobre o filme
- Vencedor de 10 Oscar. Nas categorias melhor filme, melhor diretor, melhor ator coadjuvante (George Chakiris), melhor atriz coadjuvante (Rita Moreno), melhor direção de arte, melhor fotografia – colorida, melhor figurino – colorido, melhor edição, melhor som e melhor trilha sonora;
- Ganhou ainda vários prêmios no Globo de Ouro e Grammy. Foi ainda indicado em várias ao Bafta;
- O título original faz referência ao cenário no qual a história se desenvolve: as brigas entre gangues de rua na Zona Oeste (o west side) de Manhattan, em Nova York;
- Este filme ocupa a segunda colocação na lista dos 25 maiores musicais dos Estados Unidos de todos os tempos, idealizada pela American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário