sexta-feira, 6 de março de 2009

Cinearte em homenagem à Mulher

O Cinearte da Fundação Cultural de Blumenau está exibindo neste mês de março, filmes em homenagem à Mulher: nesta segunda-feira, 9, será a vez de “Tomates Verdes Fritos”, dia 16 “Flores Partidas”, dia 23 “Conduzindo Miss Daisy” e dia 30 “O violinista que veio do mar”. O Cinearte acontece toda segunda-feira, às 20 horas, na Fundação Cultural. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Dia 9 – Tomates Verdes Fritos
Com a simpatia irresistível das histórias contadas por nossos avós, a octogenária Ninny (Jéssica Tandy) tenta levantar o baixo astral da amiga Evelyn (Kathy Bates), em crise existencial e de identidade, relatando-lhe um caso ocorrido nos anos 30: duas mulheres que sofrem pressão moral e física em um vilarejo no violento estado do Alabama. Idge (Mary Suart) é destemida o suficiente para enfrentar qualquer situação e ajudar a meiga Ruth (Mary Louise), que sofre passivamente nas mãos do marido, membro da Ku-Klux-Kan. As duas abrem um bar chamado Whistle Stop Café de onde se defendem e cozinham os famosos tomates verdes fritos à milanesa com pimenta, a especialidade acre da região. Com uma fluência narrativa tranqüila que se contrapõe às tragédias cotidianas dos dois relatos, esta produção tem brilhantes interpretações femininas. Pode-se dizer que “Tomates Verdes Fritos” é tão bom que vale por dois.
EUA, 1991. Direção de Jon Avnet. Com Jéssica Tandy, Kathy Bates, Mary Suart Masterson, Mary Louise Parker.

Dia 16 – Flores Partidas
Don Jahnston, 50 anos, solteiro convicto, acaba de ser dispensado por sua namorada. Estático e aparentemente deprimido, recebe uma carta anônima num envelope rosa, que o informa que ele tem um filho de 19 anos. O vizinho de Don o incentiva a descobrir a identidade da mãe deste filho desconhecido. Don parte em uma viagem pelos Estados Unidos, na qual reencontrará quatro ex-namoradas. Cada uma delas com uma surpresa que o fará confrontar o passado. Mas haverá uma resposta à grande pergunta?
Filme de Jim Jarmusch, com Bill Murray, Jeffrey Wright, Sharon Stone, Francês Conroy, Jéssica Lange, Tilda Swinton e Julie Delpy.

Dia 23 – Conduzindo Miss Daisy
Filme vencedor de 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz (Jéssica) e Melhor Roteiro adaptado. Baseado em peça de Alfred Uhry, registra mais de vinte anos nas relações entre uma velha judia e seu motorista negro. Como ela é uma liberal, a favor de Martin Luther King, não há grandes conflitos. Depois de 15 minutos os dois ficam amigos até o fim da vida. Mas o filme é delicado, sensível, dirigido com elegância e discrição. É fácil gostar dos personagens, ainda mais porque os atores são excelentes, em particular Jéssica, que aos 80 anos, autêntica primeira dama do teatro americano, sabe tudo sobre a arte de representar. O filme é uma justa, embora tardia, homenagem a uma grande atriz.
EUA, 1989. Direção de Bruce Beresford. Com Morgan Freeman, Jéssica Tandy, Dan Aykroyd, Patti Lupone, Esther Rolle. Legendado. 92 minutos.

Dia 30 – O violinista que veio do mar
Qualquer filme que tenha grandes damas como Maggie Smith e Judy Dench dividindo a tela merece ser visto. Um filme cheio de momentos encantadores. Elas salvaram um estranho. E o estranho roubou seus corações.
Em uma pequena vila no norte da Inglaterra duas irmãs encontram um corpo, todo machucado, na pequena praia local. O rapaz revela-se um violinista polonês de extrema habilidade, e a dificuldade de comunicação é apenas um dos problemas que chegam com o estranho. Aos poucos um sentimento de afeto toma conta do trio, conduzido através da música. O ator Charles Dance (Alien 3) faz sua estréia como produtor, roteirista e diretor, contando com as duas grandes damas do teatro inglês, Judy Dench (Shakespeare Apaixonado) e Maggie Smith (da série Harry Potter).
2004. Drama. 103 minutos.

Repórter: Marilí Martendal (site da Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário