terça-feira, 3 de março de 2009

Delegacia de Blumenau recebe pistolas de choque

Armas não-letais já são usadas em Rio do Sul e Ituporanga

Armas não-letais usadas em 34 países chegam ao Vale do Itajaí com o objetivo de ajudar a polícia no combate à criminalidade. A Delegacia Regional de Blumenau recebe o equipamento na quinta-feira. Rio do Sul e Ituporanga já trabalham com pistolas automáticas, conhecidas como Taser, que disparam dardos com descarga elétrica e efeito paralisante. O equipamento foi repassado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do Fundo de Melhorias da Polícia Civil. Todas as 30 delegacias regionais receberão a arma.

— A pistola é eficiente e comum no mundo inteiro. Será usada principalmente em situações de contenção, quando não é necessário o uso da arma de fogo — explica o delegado da Comarca de Rio do Sul, Aldo Pinheiro D'Ávila.

Dois policiais do Alto Vale foram treinados pela Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol) para usar o equipamento. A pistola funciona à pilha e é capaz de imobilizar o alvo por 30 segundos. Ao apertar o gatilho, a arma lança dois dardos que penetram na roupa do suspeito e aderem ao corpo sem colocar em risco a vida dele, garante a Polícia Civil.

— A arma é recomendada só para casos extremos, e não em uso diário — alerta o delegado geral da Polícia Civil do Estado, Maurício Eskudlark.

Segundo ele, a arma está dentro do conceito de polícia-cidadã. O uso dela é recomendado para casos em que a pessoa está drogada ou alcoolizada, com faca em briga de família por exemplo, oferecendo resistência.

— A arma foi desenvolvida nos Estados Unidos e não representa nenhum risco para a saúde, inclusive para pessoas que usam marcapasso. Quando a pessoa é atingida, incapacita o cidadão porque há uma interferência nos neurônios, facilitando a detenção — destaca o instrutor de tiro da Acadepol, Valdir Nizer.

— Penso que vai diminuir o número de mortes com o argumento 'de que a polícia atirou para se defender'. A própria polícia não tem muitas alternativas. Entre matar e imobilizar, vamos tentar imobilizar — avalia Romeu Falconi, professor aposentado de Direito da Univali.

Fonte: Magali Moser, no clicRBS

Como funciona
A arma não-letal paralisa a pessoa por meio de uma descarga elétrica que bloqueia neurotransmissores e músculos. O objetivo do equipamento é criar um tempo suficiente para que o policial possa algemar o criminoso, levá-lo preso ou solicitar apoio, caso necessite.

A vítima continua consciente depois do tiro, mas não consegue se mexer, ao menos, por 30 segundos, devido à emissão de ondas eletromagnéticas que interrompem a comunicação do cérebro com o corpo.

A arma dispara dois dardos com fios de 7,5 metros de comprimento

Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina

1 comentário

silveira disse...

SP.06.07.2009
Vigilância Privada também esta autorizada a usar armas de choque, espargidor de gás pimenta e algemas.

Agora liberada para segurança privada.
Com a publicação da portaria.n°358 de 25.06.2009(publicação no diário oficial da união).Alcance da arma ate 10 metros
Para o transporte de valores o alcance será de 50 metros

Em seu artigo. 70 e parágrafo 11,autoriza que as empresas possa comprar e utilizar armas de descarga elétrica na segurança privada,(armas não letais).
Treinamento com duração de 14 hs., Para a segurança patrimonial e pessoal.
Neste treinamento esta embutida o uso do gás de pimenta e algemas.

Já para os que trabalham no transporte de valores o treinamento será de 20 hs, pois tem também o uso de granada de gás lacrimogêneo.
Projéteis de borracha. Nas armas de calibre 12.

Escola provig, esta programando para o dia 11.07.2009 o primeiro treinamento para o corpo de instrutores desta escola, contato.
Renato Souza, tel.3618.4900 nextel. 78550399.
Tel. da policia federal sp. 3538.5000.
Para conseguir imagens ver com a escola e a empresa que ira treinar...

Alguns dados :uma arma de fogo , custa hoje R$ 1700,00 , as munições deveriam ser trocada a cada 6 meses assim diz o fabricante, mas nem 10 % das 1400(em todo o pais) empresas de segurança fazem a troca como determina o fabricante.
Usa-se(arma de fogo) por mais de vinte anos, pois não tem prazo de validade.

Uma arma de choque agora no mercado brasileiro , importada por uma só empresa , estrangeira autorizada pelo Exercito Brasileiro , ainda não temos todas as informações .


Colete a prova de balas .
Os coletes a prova de balas , após o vencimento que são de 5 anos devem ser devolvidos a empresa fabricante para que seja destruído..isto vale para toda empresa de segurança e vigilância e as empresas de transporte de valores..
Conquista.
A conquista da obrigação de fornecer o colete a prova de bala é de dez de 2006 ,através da portaria 191 de 2006 do Ministério do Trabalho e emprego.Até dez de 2011 todos os postos de trabalho ( de todo o Pais ) que utilize arma deve fornecer os coletes , são 20 % do efetivo de trabalhadores,.hoje tem aproximadamente 270 mil armas nas empresas de segurança privada.
Por outro lado os seguranças irregular , só no estado de são Paulo, chega a cifra de 400 mil , no Brasil tem mais de 1.8 milhões de segurança e vigilantes clandestino..incluindo esses que fazem a pseudo segurança nas vias publicas .
So para lembrar na via publica , somente a Policia Militar pode atuar.

Postar um comentário