quarta-feira, 6 de maio de 2009

Automóveis: Vendas em Blumenau divergem do resto do país

Pátio da Volkswagen, em São Bernardo do Campo. Foto: CEDOC

Concessionárias de Blumenau comemoram metas atingidas com vendas desde o início do ano

Blumenau se mantém na dianteira no mercado automobilístico nacional. Os dados são confirmados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) ao divulgar o número total de veículos novos vendidos em todo o País. No Município, o crescimento foi de 10% em relação a abril do ano passado e o volume de vendas deve se manter melhor do que 2008 pelo menos até o final do semestre.

A gerente de vendas de veículos novos de uma concessionária da GM em Blumenau, Alexandra Tomacheusky, está comemorando o quarto mês seguido em que as metas de vendas estão sendo atingidas. Enquanto o cenário nacional, em abril, foi de queda de vendas - em média - ela afirma que o mês não decepcionou. “Abril foi ainda um pouquinho melhor que março”, garante.

Segundo o diretor da Fenabrave em Blumenau, Osmar Lauschewitz, em abril foram vendidos 882 automóveis e comerciais leves no Município. “No ano passado foram 799”, aponta, esclarecendo que os números continuam elevados em Blumenau em função da liberação do FGTS. Segundo Lauschewitz, o índice de vendas na cidade já chegou a superar em quase 30% a média nacional.

O gerente de vendas Alceu Peixer Filho, de uma concessionária Volkswagen de Blumenau, afirma que abril apresentou um aumento de 20% das vendas em comparação com o mesmo mês no ano passado. “E abril de 2008 já havia subido 30% em relação ao mesmo mês em 2007”, celebra. Para Peixer, os bons resultados devem continuar enquanto permanecer em vigor a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Até junho, enquanto estivermos com a certeza da redução do IPI, deve se manter índices de venda melhores que os de 2008”, avalia, apontando que, no entanto, isso possa não significar constante crescimento mês a mês. Abril, ele exemplifica, manteve uma certa estabilidade em relação a março.

Pelo País

Em todo o Brasil, em abril deste ano foram vendidos 368.780 veículos novos. O número corresponde a todos os tipos de veículos, como automóveis, comerciais leves, ônibus, motocicletas e caminhões. Em abril do ano passado, o número era quase 80 mil veículos maior: 444.605. Em referência a março, segundo o relatório da Fenabrave, esse número foi de 418.435. A queda aconteceu em todos os segmentos do mercado.

No acumulado do ano - as vendas de janeiro a abril -, a Fenabrave aponta um total de 1.426.863 carros novos vendidos. O número também é mais baixo em relação às vendas de 2008. No ano passado, no mesmo período foram vendidos 1.551.772 veículos novos.

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário