quarta-feira, 6 de maio de 2009

Prefeitura de Blumenau estuda implantar corredores exclusivos para ônibus

Três vias mais movimentadas da região central da cidade deverão ter faixas para coletivos

Assim como Florianópolis, a prefeitura de Blumenau também estuda o uso de corredores exclusivos para ônibus. A implantação começará pelas três vias mais movimentadas da região central da cidade: a Avenida Beira-Rio e as ruas 7 de Setembro e 2 de Setembro.

Apesar de a Secretaria de Planejamento não adiantar prazos ou detalhes das obras, as mudanças no sistema viário estão previstas para ocorrer a curto prazo.

As faixas exclusivas para o transporte coletivo têm o objetivo de agilizar o tráfego e reduzir o tempo de viagem dos usuários de ônibus. O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) anuncia que deve começar em breve os estudos para implantar as mudanças. Os corredores, porém, já estão em projetos da Secretaria de Planejamento e passam por avaliação e melhorias.

— A intenção é privilegiar o transporte coletivo. É uma alternativa importante até para ajudar a disciplinar o tráfego, impedindo que ônibus e veículos normais disputem espaço nas ruas — avalia a diretora de Planejamento Viário, Rita de Cássia Bruel Antonio.

Semáforos sonoros

Outra iniciativa para agilizar o tráfego de veículos em Blumenau será a implantação de pontos do Sistema Eletrônico de Travessia (SET) em ruas com grande fluxo de pedestres.

O SET é um aparelho semelhante a um semáforo, que emite sinais sonoros para facilitar a travessia de deficientes visuais. A passagem só é liberada quando o pedestre aperta um botão do equipamento. Se não houver ninguém esperando, o sinal permanece aberto para os veículos.

O equipamento pioneiro foi ativado no mês passado próximo à Escola Estadual de Educação Básica Adolpho Konder, na Rua João Pessoa, bairro da Velha, e está em fase de testes.

Fonte: clicRBS

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário