quarta-feira, 19 de maio de 2010

Curso de Contadores de Histórias da FCB, um incentivo à leitura

Formação com o Grupo Cirandeiros estão programadas para esta quarta-feira, dia 19 e quinta-feira, dia 20, no Auditório Carlos Jardim, na Fundação Cultural de Blumenau.

A Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Blumenau e da Sociedade de Amigos da Biblioteca e o Sesc, prossegue, nesta quarta-feira, dia 19 e quinta-feira, dia 20, com o Curso de Formação de Contadores de Histórias. A programação desta semana é com o Grupo Cirandeiros, no Auditório Carlos Jardim. O curso se estende até julho (ver tabela).

São 60 horas de formação com objetivo de aperfeiçoar profissionais que atuam (ou pretendem atuar) com contação de histórias e com incentivo à leitura em diferentes espaços de trabalho. O curso terá 60 horas e certificados reconhecidos pela Semed/Gered. O conteúdo do curso é variado, dependendo dos ministrantes, e vai proporcionar a amplitude da contação de histórias, como seleção das histórias, desenvoltura corporal, intensidade da voz, dicção, etc.

O grupo

O Grupo Cirandeiros atua desde 2005 em Blumenau e região. É composto por três integrantes (Tânia, Aroraima e Elianinha - professoras da Rede Municipal de Ensino de Blumenau), com formação na área de contação de histórias pelo Sesc de Blumenau. Participa de eventos culturais como os Encontros do Proler de Blumenau, eventos do Sesc em escolas e praças, além do Senai, Biblioteca Municipal de Blumenau, Fenatib e Projetos como os do Fundo Municipal de Apoio a Cultural.

Programação

Dias: Quarta-feira, dia 19 e quinta-feira, dia 20

Grupo Cirandeiros

Local: Auditório Carlos Jardim – Fundação Cultural de Blumenau

Horário: 18h às 22h

Conteúdo: Texto/pretexto;
Trabalhando os diversos gêneros literários;
Diferenciando linguagem: Oratura x Leitura;
Contação de histórias:
Leitura de texto de Celso Sisto;
Levantamento dos conhecimentos prévios;
Resgate da contação de histórias e dinâmicas;
Visita as obras (garimpagem) e início do processo de escolha da história e preparação;
Considerações em relação à seletiva e estudo de uma história;
Pontos estratégicos para contar histórias;
Postura de palco;
Tempo de ensaio/treino

Datas

Nana Toledo, dias 23, 24, 28 e 29 de junho

Felícia Fleck, dias 01, 02,27 e 28 de julho

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário