sábado, 14 de novembro de 2009

Blumenau tem mais de um caso de diabetes por dia

Matéria publicadano jornal Folha de Blumenau, na edição 338

Teste de glicose é praticamente indolor e o resultado sai na hora

Até meados de novembro, Blumenau cadastrou 376 novos casos de diabetes numa relação de mais de um caso por dia. E o número não para de crescer. Segundo estimativas da Secretária da Saúde, a cada grupo de 100 pessoas, seis têm aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. Para controlar a doença, a secretária desenvolve projetos, visando a prevenção e o diagnóstico prematuro.

Por meio do Programa de Hipertensos e Diabéticos (Hiperdia), a secretária atende 4,6 mil diabéticos cadastrados, que recebem gratuitamente medicamentos, insulina, tiras de glicemia, utilizadas para o controle diário de níveis de glicose no sangue. Nos postos de Estratégia da Saúde da Família (ESFs), os diabéticos são orientados e acompanhados para evitar complicações da doença como a cegueira.

O diabetes se manifesta pela queda da produção de insulina pelo pâncreas, o que causa o aumento do nível de açúcar no sangue. A doença é classificada como tipo: 1, o pâncreas não produz insulina, que precisa ser aplicada artificialmente. No geral é mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos.

Já o segundo tipo é oito vezes mais comum, está relacionado com a obesidade e com o sedentarismo. Por causa dos hábitos alimentares, os jovens sofrem cada vez mais com o diabetes tipo 1. O tratamento é baseado em dietas e exercícios físicos aliado ou não a medicamentos.

Eventos

No próximo sábado (14), Dia Mundial do Diabético, Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí (Advali) promove almoço beneficente no Sesi, onde será feito também testes gratuitos de glicemia.

Já a Secretária de Saúde desenvolveu durante toda a semana atividades nas unidades de saúde do Município. “Desta forma, a participação dos diabéticos é maior do que se concentrada em um só lugar” justifica a enfermeira responsável pelo projeto Hiperdia Iraci Viviani, informando que os ESFs promovem caminhadas, palestras e ações ligadas à data.

Sintomas

Muita sede;
Perda de peso;
Fome exagerada;
Visão embaçada;
Vontade de urinar diversas vezes;
Machucados que demoram a cicatrizar;
Dores nas pernas por causa da má circulação.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário