sábado, 6 de março de 2010

Atletas olímpicos treinam em Blumenau

Matéria publicada no jornal Folha de Blumenau, na edição 366.

Daniele Hypólito é uma das estrelas olímpicas que treinam no Sesi

A Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina chegou a Blumenau, nesta quinta-feira (4), para realizar treinamento e avaliação até o próximo dia 18, no Centro Regional de Ginástica Artística do Sesi. A preparação será em função dos Jogos Sul-Americanos, que acontece entre os dias 19 e 25, em Medelin, na Colômbia, e da Copa do Mundo, de 20 a 25, em Doha, no Catar.

Segundo o supervisor da Seleção, Klayler Mourthé, este período será de muita observação. “Vamos trabalhar com a equipe completa, treinando junto, e, com isso, faremos uma grande avaliação dos atletas”, comentou Mourthé sobre Juliana Santos, Renata Pinheiro, Gabriela Soares e Janaína Silva.

Estão definidas para a disputa dos Jogos Sul-Americanos as ginastas Bruna Leal, Priscila Cobello, Ethiene Franco, Ana Claudia da Silva, Letícia Costa e Anna Caroline Cardoso. Para a Copa do Mundo, Daniele Hypólito será a representante brasileira.

A ginasta Daniele Hypólito estava se preparando para o Sul- Americano e ficou sabendo da convocação para a Copa somente há duas semanas. “Recebi a convocação com muita alegria. Esse ano voltei treinando bem, agora é tentar fazer o melhor, não em termos de resultado, mas fazer o melhor na apresentação”, afirma. Ela está treinando desde o dia 11 de janeiro e vai competir na trave paralela.

De acordo com a presidente da Federação de Ginástica de Santa Catarina, Jocélia Gonçalves, 14 meninas vieram da Seleção para treinarem juntas. “Elas treinam nos clubes, mas quando está perto de campeonatos, se reúnem em um lugar para treinarem juntas”, explica. A vinda para Blumenau foi um convênio com a Federação, o Ministério do Esporte e o Sesi.

A técnica da Seleção Feminina e treinadora do Flamengo, Viviane Cardoso esclarece que o período em Blumenau será de observação e de preparação. “Nesta primeira fase, faremos uma avaliação individual. Por isso será um momento para analisar cada detalhe e, ao mesmo tempo, preparar a equipe para os Jogos Sul-Americanos e para a Copa do Mundo. Vai ser importante que elas estejam juntas para já sentirem o clima de equipe”, conclui.

Segundo Jocélia, a iniciativa é valorizar a modalidade de ginástica no Estado. “A intenção da Federação é trazer a ginástica para Santa Catarina, conseguir projetos e valorização da modalidade”, destaca.

As meninas treinam diariamente das 8h30min às 12h e das 16h30min às 18h30min, no Sesi. Os primeiros 45 minutos são de aquecimento e depois treinos nos aparelhos.

Mudança

De acordo com a técnica e coordenadora da ginástica feminina da Fundação Municipal de Desportos, Kátia Naatz, o Conselho Estadual de Desportos mudaram a idade das categorias na ginástica. A Olimpíada estudantil de Santa Catarina (Olesc) que era na modalidade 15 aos 17 anos, passou para 12 a 19. Os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) era dos 19 anos em diante e, agora é a partir dos 12 anos.

Kátia comenta que a Fundação Catarinense de Desportos (Fesporte) sempre deu espaço para novos projetos, mas “no ano passado eles mudaram as idades e não nos informaram sobre como proceder”.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário