segunda-feira, 15 de março de 2010

Que tal um passeio de trem ?

Sugestão de matéria enviada pela leitora e amiga Joyce.

Estrada de ferro do Vale do Itajaí começou a receber turistas no domingo

Trecho de 3,2 quilômetros foi restaurado na localidade de Subida, em Apiúna

O trem vai voltar a apitar no Vale do Itajaí no domingo. Um trecho de 3,2 mil metros da Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC) foi restaurado e poderá ser usado por turistas a partir de domingo, em passeios de aproximadamente uma hora. A viagem custa R$ 15 e a bilheteria fica na Praça Central de Subida. Para chegar lá, é preciso rodar um quilômetro pela Estrada Geral da localidade, que fica no Km 117 da BR-470.

A locomotiva funcionará todo segundo domingo de cada mês, com oito saídas, das 10h às 17h. Não é preciso fazer reserva. O passeio é de ida e volta e inclui uma palestra sobre a história da ferrovia do Vale do Itajaí. Quem quiser almoçar por lá pode saborear polenta com galinha no Centro Comunitário da Subida. Também há lanches à venda.

Última viagem foi em 1971

Desde 12 de março de 1971, quando a EFSC foi desativada, o Vale não tem atividade regular em ferrovias. A recuperação do percurso foi uma iniciativa da ONG Tremtur, em parceria com a Usina Salto Pilão, a prefeitura de Apiúna e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A Ferrovia das Bromélias, como é chamado o projeto original, inclui a reativação de um trecho total de 28 quilômetros, de Subida, em Apiúna, a Matador, no Bairro Bela Aliança, em Rio do Sul. Emocionado, o pioneiro do movimento de preservação do trem na região, Luiz Carlos Henkels, conta os minutos:

- Este é um momento glorioso, que só foi possível graças a muita perseverança. Agora, temos que achar patrocinadores para chegar até a próxima estação, no Alto Vale - lembra o voluntário da ABPF.

Durante 62 anos, a estrada de ferro carregou o desenvolvimento da região. Chegou a se estender de Agrolândia a Itajaí, por quase 180 quilômetros.

Fonte: clicRBS

1 comentário

feresereteye disse...

Muito legal, agora posso proporcionar ao meu filho o que tve oportunidade aos 2 anos de idade.
TomR que se extenda até aqui em Blumenau.
Parabéns aos idealizadeores pela perseverança.

Postar um comentário