sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mais segurança nos caixas eletrônicos

AGÊNCIAS BANCÁRIAS DEVERÃO GARANTIR MAIS SEGURANÇA AOS USUÁRIOS DE CAIXAS ELETRÔNICOS

Para prevenir a comunidade de furtos, roubos, estelionatos e outros crimes que podem ocorrer no interior das agências bancárias, onde ficam os caixas eletrônicos, o vereador NAPOLEÃO BERNARDES (PSDB) apresentou uma proposta que assegura a presença de, no mínimo, um agente de segurança nas agências bancárias, na parte anterior às portas giratórias.

“60% das movimentações bancárias do Brasil são feitas nos caixas eletrônicos localizados nas agências, no espaço anterior à porta giratória que impede a entrada de armas. Em 2008 os assaltos aos usuários de caixas eletrônicos, logo na sequência da operação de saque, cresceram 14% no país. Ocorreram mil assaltos no País no ano passado, considerando apenas os delitos registradas nos quatro maiores bancos do Brasil”, assinalou.

Mesmo com a existência de câmeras de segurança, o parlamentar avalia que elas não inibem o delito, algumas vezes apenas ajudam a identificar o infrator, isso quando se têm acesso às imagens. “A vítima muitas vezes é lesada duplamente: é vítima do crime e da negligência, pois ao buscar as imagens, recebe resposta negativa de bancos que têm a câmera, mas muitas vezes não filmam”, salientou.

"O projeto de lei pretende salvaguardar o patrimônio e também a vida das pessoas. E os bancos devem garantir essa segurança mínima aos usuários, como assegura a Constituição da República e o Código de Defesa do Consumidor".

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Gabinete do Vereador Napoleão Bernardes

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário