sábado, 17 de janeiro de 2009

Samba na Sommerfest

Sommerfest contempla público com Roda de Samba toda quarta-feira

A partir da próxima quarta-feira, 21, a Sommerfest – a Festa de Verão de Blumenau – passa a oferecer também aos blumenauenses e turistas o melhor do samba.

Sim, Blumenau tem descendência germânica, mas também tem samba no pé a exemplo de todo o brasileiro. Para contemplar o público com o mais famoso ritmo musical do país, serão promovidas quatro tradicionais Rodas de Samba, começando do dia 21 janeiro a 11 de fevereiro, no pátio da Vila Germânica, entre a entrada do Setor 3 e Empório. As rodas vão iniciar sempre às 21h e se estender até a meia-noite.

Resgate do samba

Resgatar o samba de tradição, pesquisar a cultura musical brasileira e lembrar os principais sambistas. Estas são as propostas do grupo blumenauense Confraria do Samba. E já são quatro anos de estudos e apresentações por Santa Catarina e Paraná. Neste período tocou ao lado de integrantes da Velha Guarda da Portela e de músicos do Cacique de Ramos, tradicional reduto de samba do Rio de Janeiro durante apresentações pelo Estado.

O Confraria vem se apresentando em escolas para alunos de graduação em Música e pós-graduação em Literatura Brasileira e Cultura Brasileira. Organizou nestes últimos anos o Carnaval de Rua de Blumenau, inclusive com apresentação de samba enredo próprio para o evento.

Pelo trabalho desenvolvido em nome do samba, já foi homenageado em Curitiba e Florianópolis e em todos os lugares que se apresenta faz questão de tocar os diversos ritmos do samba. São divisões que passam pelo maxixe, lundu, jongo, samba enredo, partido-alto, choro e chorinho e samba-de-roda, entre outros.

Nestas apresentações são lembrados compositores como Xisto Bahia (que teve o primeiro lundu gravado em 1906), Donga (que registrou o primeiro samba-tango em 1916) passando por Noel Rosa, Pixinguinha, João da Baiana, Cartola, Clementina de Jesus, Candeia, Paulo da Portela, além de outros nomes esquecidos da indústria fonográfica brasileira.

A atual formação do Confraria tem Clark Lima (voz, percussão), Cláudio Lima (voz, banjo e cavaco), Paulo Tillmann (voz, cavaco e violão) Gauchão (voz e violão de 7 cordas), Paulo Roberto (surdo), Beto (rebolo), Carlos Silva (cuíca e tamborim), Rafael Souza (pandeiro e repique de mão) e Camila W. (flauta transversal).

O grupo preza pelo respeito ao samba tradicional e também pelo figurino durante as apresentações (chapéu, camisa branca ou azul, calça branca e sapato branco).

Repórter: Tânia Rodrigues, Prefeitura de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário