sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ótima notícia - Blumenau, uma das sedes do mundial de Handebol feminino

Vale receberá a elite do handebol

Mundial feminino de 2011 é confirmado em SC. Blumenau, Brusque e Itajaí sediarão jogos

ARACAJU - Três cidades do Vale, Blumenau, Itajaí e Brusque, foram confirmadas ontem pela Federação Internacional de Handebol como sedes do Mundial feminino adulto, que será disputado em dezembro de 2011 em Santa Catarina. É a primeira vez na história que a competição será na América Latina. Também sediarão jogos Florianópolis, São José, Joinville e Jaraguá do Sul.

– Sem dúvidas, será o maior passo do handebol brasileiro e das Américas. Viemos nos preparando em etapas, primeiro realizamos dois mundiais de juniores, um masculino e outro feminino, depois dois mundiais de beach handebol, diversos eventos pan-americanos, enfim, nos prepáramos nesses últimos anos, já pensando em promover esse Mundial no Brasil – disse o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira, que estava na Croácia acompanhando o Mundial masculino e trouxe de lá a confirmação da escolha, unânime, pelo Brasil.

O dirigente também comentou sobre as expectativas em relação aos resultados.

– O nosso objetivo maior é colocar o Brasil entre os melhores do mundo. Vamos ser avaliados tanto na parte administrativa, quanto técnica. Por isso, vamos organizar esse campeonato da melhor maneira possível, provar a maturidade do país em eventos esportivos e buscar a melhor classificação da história do handebol brasileiro – disse.

Segundo Oliveira, a CBHb escolheu Santa Catarina pela questão da logística, do custo x benefício, da infraestrutura, das instalações esportivas e também devido ao apoio claro das autoridades do Estado e das cidades catarinenses. O orçamento para a organização do Mundial feminino é de aproximadamente R$ 18 milhões e a expectativa é de que jornalistas de todo o mundo, sobretudo europeus, divulguem a competição para mais de 200 países.

– Algumas instalações têm que ser melhoradas, temos que fazer pequenos ajustes, mas a nossa expectativa é que não chegue a esse valor total. Os recursos virão de diversas parcerias, IHF, patrocinadores, do Ministério dos Esportes, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Estado de Santa Catarina e dos municípios participantes – explicou o dirigente.

O planejamento estratégico do Mundial começa a ser discutido após a Assembleia Geral Ordinária da CBHb, hoje e amanhã, em Aracaju (SE).

– Vamos começar a agir após a Assembleia. A ideia é promover uma série de eventos, atividades esportivas e fortalecer a divulgação do handebol na mídia local para em 2011 o resultado ser um grande evento – disse Oliveira.

Arena será montada na Vila Germânica

A confirmação foi recebida com entusiasmo. O novo presidente da Fundação de Desportos de Blumenau (FMD), Sérgio Galdino, já adianta que Blumenau será uma das poucas sedes com quadra climatizada. Uma arena esportiva nos padrões internacionais será montada dentro da Vila Germânica.

– A maior preocupação é quanto ao espaço. As arquibancadas devem ter no mínimo 5 mil lugares, e provavelmente esse número será ainda maior para atender à demanda do Mundial – avaliou.

Ajustes ainda serão necessários em setores como vestiário, credenciamento e também na rede hoteleira, que passará por avaliações da CBHb e Fiha.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário