quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Para levantar o astral

Minioktoberfest começa hoje à noite com a meta de reunir 50 mil pessoas nas seis noites de festa

O ânimo proporcionado pela Oktoberfest após as enchentes de 1983 será revivido hoje no Parque Vila Germânica, com a abertura da 3ª Sommerbierfest. A organização sustenta no sentimento de recomeço a expectativa de reunir o maior público do evento: 50 mil pessoas nas seis noites de minioktober.

– A festa vai ter uma conotação diferenciada com a missão paralela de recuperar o astral. Imaginamos que, com o espírito de reconstrução, o blumenauense vá em massa para a festa e talvez represente mais de 90% do total de público – vislumbra o secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Norberto Mette.

Pela primeira vez, a Sommerbierfest será no Setor 3. A mudança ocorre em função de os outros dois pavilhões estarem ocupados com donativos para os desabrigados.

Outra novidade desta edição é que o público terá mais tempo para curtir as noites de festa. Em vez de acabar à meia-noite, o evento vai terminar às 2h.

A minioktober faz parte da programação da Sommerfest, aberta dia 1º, com o Réveillon em Blumenau, e vai até 19 de fevereiro com o Carnaval de Rua, na Avenida Beira-Rio. Além de atrair turistas do Litoral e movimentar o município, a iniciativa busca se firmar como o segundo grande evento anual do município.

Festa de verão terá festival de balonismo

As noites de minioktober são apenas uma atração da Sommerfest, que prevê este ano Festival Nacional de Balonismo e roda de samba, sem deixar de fortalecer a identidade cultural da região com os desfiles no Parque Vila Germânica, antes das noites de Sommerbierfest.

– A caracterização germânica é o diferencial do Vale do Itajaí. Esse tem de ser o nosso apelo turístico. Caso contrário, se torna lugar comum – defende o secretário de Turismo.

Para atingir a meta estabelecida, a secretaria de Turismo e organizadores da festa têm investido na divulgação da Sommerbierfest nas praias da região. Vestidos com roupa típica, 14 integrantes de grupos folclóricos distribuem panfletos no Litoral com a missão de trazer os visitantes até Blumenau.

Serviço
3ª Sommerbierfest - Hoje e todas as quintas-feiras até 12 de fevereiro. A festa ocorre das 19h às 2h no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Ingressos custam R$ 3. Estudantes pagam meia-entrada. Quem for de traje típico não paga entrada.

Repórter: Magali Moser (Jornal de Santa Catarina)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário