quinta-feira, 12 de março de 2009

Santa Catarina é líder em transplantes de rim

Hospital Santa Isabel de Blumenau foi responsável por 25,57% dos procedimentos

Santa Catarina alcançou o primeiro lugar no país no número de transplantes de rim feitos no ano passado. O Estado fechou 2008 com o índice de 37,3 transplantes por milhão de população (pmp), enquanto a média nacional foi de 20,5 pmp.

O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, foi responsável por 25,57% dos procedimentos. Em 2008, o hospital fez 58 transplantes — o maior número desde que a instituição começou a fazer a cirurgia, em 1980. Em 28 anos, foram 445 rins transplantados.

Nesta sexta-feira, como parte das ações do Dia Mundial do Rim, comemorado nesta quinta, a Sociedade Catarinense de Nefrologia irá promover palestras sobre doenças renais, diabetes e hipertensão no auditório do Colégio Sagrada Família, localizado na Rua 7 de Setembro, 915, no Centro de Blumenau.

Dois médicos de São Paulo e uma médica de Florianópolis vão explicar à comunidade sintomas, métodos de prevenção e dúvidas sobre saúde, a partir das 14h. As palestras terão duração de uma hora, começando por doença renal crônica e seguindo por hipertensão arterial e diabetes. O evento é aberto ao público.

Fonte: ClicRBS

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário