quinta-feira, 5 de março de 2009

SC atinge primeiro lugar em número de transplantes de rim

Hospital Santa Isabel realizou 25% das operações

Além de ser líder em doações de órgãos por milhão de habitantes, o Estado de Santa Catarina pode ser orgulhar por mais uma marca. O Estado fechou o ano de 2008 muito à frente da média nacional em transplantes renais, alcançando o primeiro lugar entre os estados brasileiros com o índice de 37,3 transplantes por milhão de população (pmp). No mesmo período, a média nacional foi de 20,5 pmp.

Centro transplantador de rins desde 1980, o Hospital Santa Isabel foi responsável por 25,57% dos transplantes renais realizados no estado em 2008 e, ao longo de sua história, já transplantou mais de 450 pacientes com disfunções renais.

CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS TAMBÉM É DESTAQUE EM SC

Não é de hoje que o Estado de Santa Catarina vem se destacando nos transplantes de órgãos e, no ano que passou, atingiu mais uma marca histórica em termos de doações. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), pela primeira vez um estado ultrapassou a barreira dos 15 doadores por milhão de população (pmp). Santa Catarina ficou em primeiro lugar nacional em número de doadores por milhão de habitantes com a marca de 16,7 pmp, seguido de Rio Grande do Sul (12,2 pmp) e São Paulo (12,0 pmp).

A média nacional fechou em 7,2 pmp. Parte destas estatísticas é resultado do comprometimento de equipes multidisciplinares como a do Hospital Santa Isabel, em Blumenau, que é uma referência estadual tanto na captação como no implante de órgãos.

Fonte: Noticenter

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário